Muitos podem acreditar, o que de fato é verdade se usarmos aqui uma licença poética, que a Internet no Brasil é algo quase tão essencial quanto a água. Não obviamente para a questão fisiológica da vida, mas sim em termos de cotidiano para as pessoas. Internet é imprescindível.

Dessa forma, investir em prover internet e ter como missão dar conexão às pessoas, é e será um negócio de excelente mercado. Não é à toa que aqui no Brasil, há provedores que não param de crescer, nas “barbas” das Grandes Empresas de Telecom. O segredo está em analisar alguns fatores que citarei logo abaixo.

O primeiro deles é garantir que haverá um bom público-alvo. Perfil da renda per-capita, perfil de consumo e faixa etária adequada (muito idosos, por exemplo, não precisam tanto…). E este ponto é importante pois preenche a principal lacuna, que é a de obter sucesso e Faturamento , que é algo essencial, independente do grau de investimento.

Analisado o público-alvo, resta agora analisar a Concorrência; verificar se estas residências/empreendimentos já não são atendidas por Grandes Operadoras de Telecom e se sim, de que forma e eficiência isto é feito. Se o preço médio local só se faz em larga escala, etc…

Evolução da internet no Brasil com crianças mexendo

Em terceiro, verificar se o Custo da implantação não será penalizado por terrenos e bairros não favoráveis (exemplo: locais de difícil acesso, perigosos, etc…) e se há a viabilidade técnica em se levar a rede até o local e qual tipo de rede, mão-de-obra especializada e disponibilidade de ferramentas para treinamentos.

E por fim, para abrir um Provedor de Internet no Brasil é necessário lançar mão de atributos de Gestão, com muita assertividade, pois as dificuldades na gestão aqui se somam: tempo demorado para abertura de um CNPJ, dificuldade em se encontrar profissionais, altos custos logísticos, carga de impostos altíssima, além de uma certa taxa de inadimplência e elevada taxa de juros bancários, capital de giro e planejamento das fases de implantação.

No entanto, acredita-se que na média os empreendedores consigam retirar o montante investido em 3-5 anos e que permaneçam em constante fase de crescimento e prosperidade, enquanto tiverem afinco para tocar o negócio. E ainda assim, quando por vezes decidirem encerrar suas atividades, sempre haverá atratividade no mercado, tanto por concorrentes quanto por novos empreendedores.

Caso decidam abrir um Provedor de Internet no Brasil consulte a V-SMD para ajudá-los a decidir qual a melhor configuração de rede e melhor investimento, tanto para redes FTTx, FTTH ou o sistema SDDE.

 


Marcos Valério

Marcos atua com empreendedorismo no segmento de Eletrônica (Hardware) desde 2004. Possui formação em Engenharia de Produção Elétrica pela UFSC, com passagem pela The University of Birmingham, no Reino Unido.

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